As 8 competências de Liderança da Google baseada no people analitycs

As 8 competências de Liderança da Google baseada no people analitycs

O artigo Como o Google vendeu a ideia da gestão a seus engenheiros?   aborda as competências de liderança da Google, que é considerada um modelo de liderança transformacional. O líder transformacional é um agente de mudanças, pois age para promover mudanças internas (nas pessoas) e externas (no ambiente) para que ambos alcancem os resultados desejados. Portanto, as 8 competências de liderança da Google são muito importantes, pois foca no comportamento do gerenciamento do líder, respeito às pessoas e a equipe, promovendo o seu desenvolvimento individual e coletivo, cujo resultado é ter uma equipe de alto desempenho. Essas competências têm como base:

1) Ser um bom mentor, ou seja, proporcionar a transferência da sabedoria, compartilhando lições aprendidas na sua área de conhecimento;

2) Saber delegar. Permitir que as pessoas executem suas tarefas e cresçam para adquirir novos conhecimentos, com responsabilidade e qualidade nas entregas;

3) Ter interesse e preocupação com o sucesso e bem-estar dos liderados, pois as pessoas se sentem importantes e valorizadas;

4) Ser produtivo e orientado a resultados. Estabelecer metas reais e objetivas para alcance de resultados;

5) Ser um bom comunicador, ouvir e compartilhar informações. O bom líder comunica, esclarece dúvidas e equaliza o conhecimento da equipe;

6) Contribuir para o desenvolvimento da carreira dos liderados. O líder contribui para alavancar a carreira do seu liderado, permitindo que todos cresçam, inclusive o próprio líder;

7) Ter visão estratégica e clara para a equipe. O líder é o porta voz da gestão para mostrar a visão, missão, estratégias da empresa e elimina obstáculos e, por final,

8) Ser referência técnica, ou seja, ter a expertise e conhecimento reconhecido em sua área de conhecimento. Desta forma, as competências de liderança da Google servem como exemplo da liderança transformacional em gestão de pessoas para empresas que queiram implementar este modelo de competência baseado em coleta e análise de dados, ou seja, o people analytics.

Os principais resultados para o Google foram:

  • O Projeto Oxigênio convenceu o público cético de Googlers que os gestores eram importantes e não podiam ser eliminados, e identificou, descreveu e institucionalizou os 8 comportamentos mais essenciais.
  • Alguns líderes seniores descobriram que, mesmo com sua bagagem e experiência profissional, não eram vistos como bons líderes pela sua equipe, o que provocou uma revisão de estratégia pessoal no gerenciamento dessas equipes.
  •  O departamento de pessoas projetou treinamentos para ser práticos e úteis aos líderes que tinham uma pontuação mais baixa.
  • A equipe de desenvolvimento estabeleceu um painel de discussões apresentando gerentes de alta pontuação de cada área. Os funcionários recebem conselhos desses colegas que eles respeitam, não apenas do RH.
  • O departamento de pessoas também envia lembretes por e-mail automatizado a novos gerentes com orientações sobre como ter sucesso no Google.
  •  Google premia e promove os líderes que adotam as competências de liderança e trazem resultados.
  •  Os líderes aprenderam a dar feedback aos subordinados.
  • Os líderes começaram a compartilhar a visão, missão, estratégia da empresa com a equipe.
  • A implantação da coleta disciplinada de dados e análise rigorosa permitiu descobrir noções mais profundas sobre a arte e o ofício do gerenciamento (HSM, 2019).

O estudo de caso da Google nos mostrou a importância da coleta disciplinada e análise rigorosa dos dados para identificar os fatores de sucesso e insucesso no gerenciamento das pessoas, conhecida como people analytics. Para tanto, foi criado o Projeto Oxigênio que foi o balizador para a definição das 8 competências da liderança definida de uma forma empírica. Este projeto também proporcionou momentos de reflexão para alguns líderes e para a própria Google. Com este modelo de competência, a Google implementou mudanças que contribuíram para promover o crescimento dos liderados, dos líderes com o objetivo de alcançar equipes de alto desempenho, estimulando uma gestão saudável e reconhecendo o trabalho e talento das pessoas.  Google se tornou uma empresa flexível, inovadora, colaborativa e focada no capital humano. Por meio do acompanhamento dos dados e da utilização dos recursos tecnológicos, o Google alcançou patamares de sucesso e tem muito a ensinar para outras empresas (FERREIRA, 2019).

REFERÊNCIAS:

FERREIRA, A. C. Aprenda com o case de sucesso da Google. PEEX. 5 jul. 2018. Disponível em: https://blog.peexbrasil.com.br/case-de-sucesso-google/. Acesso em: 01. dez. 2019.

HSM. Como o Google vendeu a ideia da gestão a seus engenheiros? Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/como-o-google-vendeu-a-ideia-da-gestao-a-seus-engenheiros/. Acesso: 01 dez. 2019.

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