Os profissionais na área de big data

Os profissionais na área de big data

Analista de BI. O Analista de BI transformará as fontes de dados e informações em relatórios acessíveis, facilitando a tomada de decisão dos gestores da empresa. De forma simplificada, o trabalho de um analista de BI é orientar o caminho de outros profissionais da empresa por meio do fornecimento de um conjunto de informações estratégicas. Partindo da análise de dados, o analista de BI define novos padrões e melhores processos de desenvolvimento. Além disso, também identifica novas bases de dados que serão fontes valiosas de informação para o crescimento do negócio. As maiores responsabilidades do analista de BI são: garantir a qualidade dos dados e das integrações de diversas fontes, gerar relatórios consistentes e automatizar processos documentais para uso frequente.

 Cientista de Dados. Um cientista de dados poderá executar projetos de ciência de dados de ponta a ponta. Eles podem ajudar a extrair grandes quantidades de dados, criar processos preditivos de modelagem e apresentar as descobertas. O Cientista de Dados recebe uma enorme massa de dados (estruturados e não estruturados) e usam suas habilidades ​​em Matemática, Estatística, Ciência da Computação e Programação para limpar, tratar e organizar os dados. Em seguida, ele aplica suas capacidades analíticas – Machine Learning, Inteligência Artificial, conhecimento de negócio, ceticismo de suposições existentes – para descobrir soluções para os desafios de negócios. O Cientista de Dados usa os dados limpos e organizados para alimentar programas analíticos para uso na modelagem preditiva. Para construir esses modelos, o Cientista de Dado precisa fazer uma extensa pesquisa e acumular dados de alto volume de fontes externas e internas para responder a todas as necessidades de negócios. Uma vez que o Cientista de Dado conclui o estágio inicial de análise, ele precisa garantir que o trabalho seja automatizado e que todos os insights sejam devidamente entregues a todos os principais interessados ​​da empresa.  O Cientista de Dados também é responsável por relatar seus insights aos executivos e gestores da empresa, portanto, é necessário um foco em visualização e apresentação dos dados.

Engenheiro de dados. Um Engenheiro de Dados é o profissional dedicado ao desenvolvimento, construção, teste e manutenção de arquiteturas, como um sistema de processamento em grande escala. A principal diferença entre um Engenheiro de Dados e um Cientista de Dados é que o segundo é alguém que limpa, organiza e examina Big Data. O Engenheiro de Dados constrói enormes reservatórios para Big Data, por meio de conhecimento em armazenamento e processamento distribuído de dados. Ele desenvolve, constrói, testa e mantém arquiteturas, tais como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em tempo real e de forma distribuída. Os Engenheiros de Dados também devem dominar arquiteturas de Microservices e segurança de dados e implementá-los. O Engenheiro de Dados realmente garante que a arquitetura de dados é viável para o Cientista de Dados trabalhar. Depois de passarem pelo processo inicial, o Engenheiro de Dados terá que entregar ou transferir os dados para a equipe de Cientistas de Dados. Por exemplo: o Engenheiro de Dados constrói e mantém um Data Lake e oferece APIs de acesso ao Cientista de Dados que usa os dados para suas análises e execução de modelos de Machine Learning. Os Engenheiros de Dados garantem o fluxo de dados de maneira ininterrupta. Eles são os principais responsáveis ​​pela arquitetura necessária para os dados e produtos ou serviços gerados no processo de análise.

Quais são suas ferramentas de trabalho e skills necessários para os profissionais do big data ?

Tipo de Profissional Ferramenta de Trabalho Skills necessários
Analista de Dados excel, tableau, SQL estatística, comunicação, conhecimento de negócios
Cientista de Dados SQL, Python, R. matemática, programação, comunicação, machine learning, testes, criação de modelos preditivos , inteligência artificial, estatística
Engenheiro de Dados hadoop, nosql, python programação, matemática, big data

 

Como os perfis são conhecidos

O cientista de dados também é conhecido como Gerente de Dados ou estatístico (a). O engenheiro de dado é conhecido como administrador de banco de dados e arquiteto de dados. O analista de dados é conhecido como analista de negócios.

REFERÊNCIAS:

BIX TECNOLOGIA. O que o mercado espera de um Analista de BI? 16 maio 2019. Disponível em: https://www.bixtecnologia.com.br/home/index.php/4974/carreira-analista-de-bi/. Acesso em: 01 mar. 2020.

MOODLE MACKENZIE. Perfis profissionais também estão se diversificando.  Acesso em: 01 mar. 2020.

Deixe o seu comentário
Entre em contato conosco

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato com você